Vendas de PCs no mundo caem 9,5%, diz Gartner

18/07/2015 14:36

Instituto avalia que dólar alto é o principal motivo para declínio nas vendas.

O Gartner anunciou queda de 9,5% nas vendas de computadores no segundo trimestre de 2015, comparado com o mesmo período de 2014. Foram vendidos 68,4 milhões de unidades. Esse foi o maior declínio desde o terceiro trimestre de 2013 e estima que as vendas cairão em 4,4% em 2015.

Segundo Mikako Kitagawa, analista-chefe do Gartner, o aumento dos preços dos PCs em algumas regiões devido a valorização do dólar norte-americano em relação às moedas locais foi um dos motivos de baixa nas vendas. Em segundo lugar, ano passado o mercado experimentou crescimento em razão do fim do suporte ao Windows XP. “Por último, o lançamento do Windows 10, programado para o terceiro trimestre de 2015, criou um controle de inventário autorregulado, já que os fornecedores de PCs e os canais tentaram eliminar o máximo de estoque possível antes da chegada do novo sistema", explica.

Os analistas do instituto dizem que estes inibidores são eventos temporários e que não estão alterando a estrutura de mercado de PCs. Apesar disso, a indústria esta enfrentando uma queda, com previsão de crescimento apenas para 2016. A Lenovo, por exemplo, sofreu declínio em relação ao mesmo período do ano passado pela primeira vez desde 2013, mas ainda se manteve como líder em vendas no mundo. Pelo segundo ano consecutivo, a Dell experimentou queda nesse mercado.

De acordo com Isabelle Durand, analista-chefe de Pesquisas do Gartner, os fornecedores passaram grande parte do segundo trimestre de 2015 lidando com níveis de estoques elevados, tentando eliminá-los por meio de promoções, diminuindo as margens de lucro. “Esperamos ver melhores números no terceiro trimestre de 2015, impulsionados pelo lançamento de novos dispositivos com base no Windows 10", diz.

 

Fonte:Ipnews