Vendas do iPhone caem 4,4% no 4T2015, aponta Gartner

22/02/2016 19:21

Samsung e Huawei foram as únicas fabricantes com crescimento no período.

venda smartphoneO Gartner divulgou os dados sobre o mercado mundial de smartphones do quarto trimestre em 2015, apontando aumento nas vendas dos dispositivos em 9,7% em comparação com o mesmo período de 2014. Segundo a consultoria, esse foi o menor crescimento do setor desde 2008. No ano, o mercado atingiu 1,4 bilhões de equipamentos vendidos, 14,4% maior que em 2014.

Já nas vendas entre fabricantes durante o 4T2015 foi registrada queda de 4,4% nos produtos da Apple. Únicas empresas com resultado positivo, a Samsung e a Huawei cresceram 0,8% e 2,3%, respectivamente. Com isso, a fabricante coreana conquistou o topo do mercado no período, ficando com 20,7% do market share, enquanto a Apple ficou em segundo lugar, com 17,7%.

Porém, no retrospecto do ano, a Samsung aparece com perda de 2,2% do mercado, totalizando 22,5%. Já a Apple aumentou seu market share em 0,5%, ficando com 15,9% em 2015. A Huawei, a Lenovo e a Xiaomi completam o pódio, com 7,3%, 5,1% e 4,6% de participação de mercado, respectivamente. As outras marcas respondem por 44,6% do total de equipamentos vendidos.

Apesar de ser o líder do mercado, o diretor de pesquisa do Gartner, Anshul Gupta, diz que a Samsung enfrenta desafios. Segundo ele, a fabricante vem perdendo espaço entre os smartphones da linha premium, devendo introduzir novos aparelhos emblemáticos para competir com o iPhone e evitar a troca para dispositivos iOS.

Países emergentes puxam crescimento nas vendas de smartphone

A venda de smartphones de baixo custo em mercados emergentes e a demanda por smartphones premium foram os fatores que determinaram o crescimento no ano passado. “Uma política de preços agressiva de marcas locais e chineses nos segmentos de médio porte e de entrada nos mercados emergentes levou os consumidores a trocar de aparelho mais rápido”, afirma Gupta. Além disso, ele diz que 85% dos usuários da Ásia estão substituindo seus smartphones de médio desempenho para dispositivos de mesma categoria.

O diretor ainda diz que a valorização do dólar americano frente as moedas dos países emergentes é o principal desafio para os fornecedores que importam dispositivos, colocando mais pressão sobre as margens de lucro deles. “As atuais condições de mercado estão levando alguns fabricantes a considerar a criação de operações de produção na Índia e Indonésia, evitando ser atingido por futuras desvalorizações cambiais e altas taxa de importação”, afirma Gupta.

Fonte:ipnews