Videoconferência para recrutamento de pessoas: é possível?

24/09/2015 09:15

A resposta é sim, e uma das empresas que oferta essa tecnologia já gravou 1500 vídeos desse tipo neste ano e pretende triplicar esse volume nos próximos 12 meses.

Uma empresa de São Paulo busca por profissionais para atuar em um determinado projeto no Mato Grosso do Sul. Oferta a vaga e recebe centenas de interessados. Pré-seleciona o currículo de alguns e compra passagens aéreas e hospedagem para entrevista-los tête-à-tête. Não, não precisa. Antes disso, ela pode fazer uma nova pré-seleção à distância, por meio de videoconferência.

É o que defende a Adaptworks, empresa que desenvolveu uma tecnologia dedicada a recrutamento de pessoas chamada Compleo. A solução, além de alguns acompanhamentos do processo de recrutamento como pontuação dada aos participantes, permite a gravação de vídeos dos candidatos em respostas aos questionamentos feitos para a pré-seleção.

Funciona assim: a empresa de recrutamento envia um questionário, em word, com no máximo 10 perguntas. O candidato baixa esse questionário pelo portal do Compleo e tem um tempo estipulado para responder cada questão. Na própria ferramenta, ele aciona a função de gravar vídeo e responde.

Esses vídeos, de no máximo 15 segundos a 3 minutos cada, são compactados em flash e o streeming para envio o servidor é feito em MVC (Multiview Video Coding). O próprio servidor converte o vídeo para MP4 e disponibiliza o arquivo para visualização no sistema do Compleo. “Tudo é criptografado, para garantir a segurança e a privacidade do candidato e da empresa de recrutamento”, diz  Wagner Costa, diretor do Compleo.

Segundo ele, esse tipo de solução que já é bastante comum em outros países, principalmente nos Estados Unidos, começa a ganhar força aqui, onde é ofertado pela Adaptworks há pouco mais de um ano. “Já contabilizamos mais de 1500 vídeos nesse período e pretendemos triplicar esse volume nos próximos 12 meses”, diz Costa.

A tecnologia pode ser adquirida em diversos pacotes, sendo o mais simples com direito a seis recrutamentos com 10 vídeos no máximo para cada candidato. “Esse primeiro pacote sai por R$ 82,50 ao mês”, conclui o executivo.

 

Fonte:ipnews


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!