Visual Studio ganha suporte para Android, iOS, Mac OS e outras novidades

19/11/2013 08:19

Visual Studio, plataforma da Microsoft para desenvolvimento de aplicativos para Windows e Windows Phone, recebeu uma atualização que permite aos programadores criarem softwares para outros sistemas de concorrentes, incluindo Android (Google) e iOS e Mac OS X (Apple).

Como recuperar e restaurar uma pasta excluída no Windows

O sistema torna simples criar versões para outras plataformas usando praticamente o mesmo código. O objetivo é beneficiar quem já cria aplicações Windows e atrair desenvolvedores de outras plataformas, aumentando ainda o número de aplicativos na loja do Windows Phone 8.

Visual Studio 2013 promete tornar fácil a criação de apps para Windows, Android e iOS com um mesmo código (Foto: Reprodução/Visual Studio)Visual Studio 2013 promete tornar fácil programar em Windows, Android e iOS (Foto: Reprodução/Visual Studio)

Com as novidades da versão 2013 do sistema, desenvolvedores que já trabalham com software para Windows feitos com .Net e linguagem C# poderão economizar tempo ao rodar seus programas em vários sistemas operacionais ao mesmo tempo, e isso graças a uma parceria com a empresa Xamarin, que adapta o código original para diversos ambientes.

“A ideia não é de migração, mas sobre realmente ter um só aplicativo que rode em todos os dispositivos. No Android, por exemplo, há inúmeras versões, e você mesmo assim não precisa se preocupar com isso. Se você quiser criar para Android, basta escolher a opção e pronto”, explica o diretor de gerenciamento de programas da Microsoft, John Montgomery.

Parceria com Xamarin torna Visual Studio capaz de lidar com diversos sistemas operacionais (Foto: Reprodução/Xamarin)Parceria com Xamarin torna Visual Studio capaz de lidar com diversos sistemas (Foto: Reprodução/Xamarin)

Além do suporte a outros sistemas operacionais, o novo Visual Studio também traz consigo uma versão online que permitirá desenvolvedores abrirem e editarem aplicativos por meio do navegador, o que deve dotá-los de mais mobilidade e agilidade na solução de problemas.

Windows RT e Windows Pro

Quando se trata de Windows, sabe-se que o sistema da Microsoft é dominante no mundo, com aproximadamente 90% do mercado de computadors. No entanto, a versão portátil do sistema para tablets com arquitetura ARM não teve o mesmo sucesso com o Surface, tablet da companhia. Os executivos da Microsoft, porém, acreditam que o Visual Studio 2013 poderá ajudar a mudar esse cenário; o principal problema do Win RT é a falta de aplicativos.

“No Visual Studio, quando você cria o que chamamos de uma aplicação Windows Store, não importa se seu dispositivo é um RT ou Pro. Você cria o mesmo código e, no background, o sistema compila de forma diferente para fazer funcionar perfeitamente das duas maneiras”, detalha o diretor de inovação da Microsoft Brasil, Paulo Iudicibus.

A declaração de Iudicibus é legitimada por desenvolvedores como Fabrício Sanches, CEO da startup CONIO, especializada em softwares de educação, que aponta ainda um benefício imediato para usuários de Windows Phone. “Quando você cria uma aplicação para a interface moderna do Windows, é muito simples gerar versões para Windows RT e para Windows Phone. Isso vai fazer com certeza o número de apps crescer bastante, porque não vai ter motivo para os desenvolvedores não criarem aplicações para rodar em todo tipo de sistema”.

Lojas Windows e Windows Phone

Uma outra novidade da Microsoft para desenvolvedores é o método de autenticação unificado entre as lojas Windows e Windows Phone. Após o login, o Visual Studio poderá publicar aplicativos nas duas lojas simultaneamente sem precisar de ações adicionais, agilizando a verificação e sugerindo um processo de integração entre os dois marketplaces.

“Ouvimos o feedback da comunidade de desenvolvedores [...]. Acho que o que começamos a fazer em outubro deste ano, quando começamos a aproximar as duas lojas, é um bom indicativo de que sabemos o que é certo e de que faremos o que é correto”, diz Montgomery.

Para Sanches, a união de login entre as lojas e os recursos do Visual Studio deverão ainda atrair desenvolvedores antes exclusivos de Android e iOS. “Com certeza o fato de desenvolver no Visual Studio e disponibilizar a aplicação para o sistema dominante, que é o caso do Windows 8 e, ao mesmo tempo, ter a aplicação para todas as outras plataformas, vai atrair muita gente que quer economizar tempo e conseguir agilizar a monetização dos apps”.

 

fonte techtudo


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!