Volkswagen e Porsche denunciadas por manipulação do mercado

03/02/2014 09:05
porshe

Os presidentes da Volkswagen e da Porsche foram denunciados na Alemanha por suposta manipulação do mercado na compra frustrada da VW em 2008 pela montadora de carros de luxo.

"A Porsche considera sem fundamento a denúncia de sete fundos especulativos contra o presidente de seu conselho de supervisão, Wolfgang Porsche, e um de seus membros, Ferdinand Piech, que também é presidente da Volkswagen", afirma a Porsche em um comunicado.

A denúncia ao tribunal de primeira instância de Frankfurt é acompanhada por um pedido de indenização de 1,8 bilhão de euros contra Piech e Porsche, segundo a revista Der Spiegel.

De acordo com a publicação, a demanda é liderada pelo fundo Elliott Associates, do investidores americano Paul Singer.

A tentativa de compra da Volkswagen por parte da Porsche, que permaneceu em segredo durante muito tempo, é objeto de muitas denúncias, tanto na Alemanha como nos Estados Unidos, por parte de investidores que afirmam ser vítimas de uma manipulação do mercado.

A denúncia contra Piech — neto do emblemático criador da Volkswagen — e Porsche é a primeira diretamente contra os diretores dos grupos.

Em outubro de 2008, a Porsche anunciou de surpresa que era proprietária de 75% da VW. Em consequência, o preço das ações disparou a um bilhão de euros, mas provocou perdas aos investidores que apostavam em uma queda.

Finalmente foi a Volkswagen que acabou comprando a Porsche, muito endividada depois da tentativa frustrada de comprar a montadora alemã.

 

fonte:infoexame


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!