WD lança primeiro ‘HD combo’ do mundo que une HDD e SSD

26/11/2013 15:10

Western Digital criou um disco rígido combo que oferece HDD e SSD que podem funcionar de forma independente com um preço alto e desempenho mediano. O novo modelo WD Black 2 chega para usuários que procuram mair controle sobre arquivos que rodam mais rápido ao se ligar o PC.

Confira lista com HDs externos que compartilham arquivos pela rede Wi-Fi

Dispositivo combina SSD e HD em um formato novo (Foto: Reprodução/Extreme Tech) (Foto: Dispositivo combina SSD e HD em um formato novo (Foto: Reprodução/Extreme Tech))Dispositivo combina SSD e HD em um formato novo (Foto: Reprodução/Extreme Tech)

Na configuração híbrida mais comum, o usuário compra um HD normal que é acelerado graças a presença de um pequeno SSD embutido. Esse ganho de performance é conseguido pelo cacheamento das informações mais usadas pelo sistema no SSD. Nesse sistema, o usuário não tem controle nenhum sobre os arquivos que são usados pelo dispositivo para acelerar o desempenho.

Segundo a Western, o Black nasceu para atender uma demanda de usuários que querem ter maior controle sobre os arquivos que o conjunto usa para acelerar o desempenho do sistema. A grande questão é que, neste caso, o preço sobe bastante em comparação a soluções híbridas normais. A WD vai cobrar U$ 300, equivalente a R$ 686, sem impostos.

O Black tem espessura de apenas 9 mm, dimensão que permite colocar o superdrive em alguns notebooks mais espessos. De acordo com os dados revelados pela Western Digital, o SSD do combo atinge 350 MB/s de leitura e 140 MB/s de escrita. Esses valores são ideais não muito atraentes diante de competidores que chegam a 400 MB/s  e, na prática, o dispositivo deve operar em margens inferiores. O HD é mais convencional. Organizado no formado de duplo disco, o HD gira a 5400 RPM máximos. Sob todos os pontos de vista, é um dispositivo que não oferece um desempenho à altura do preço.

 

fonte techtudo