Windows XP ganha novos usuários mesmo com o fim do suporte em abril

05/02/2014 09:00

A Microsoft não vai ter vida fácil para convencer os usuários a migrarem do Windows XP para outros sistemas mais recentes, como o Windows 8.1. A antiga plataforma, lançada há quase 13 anos, ganhou novos usuários em janeiro, mesmo com o fim do suporte se aproximando, marcado para o dia 8 de abril. Apesar disso, os novos Windows 8 e 8.1 também tiveram crescimento no período dezembro/janeiro.

Atualização do Windows 8.1 vaza antes do lançamento; veja o que muda

Windows XP ainda cresce no mundo, contra a vontade da Microsoft (Foto: Reprodução/Biography.com)Windows XP ainda cresce no mundo, contra a vontade da Microsoft (Foto: Reprodução/Biography.com)

De acordo com os dados da Net Applications, o Windows XP passou de 28,98% em dezembro para 29,23% de participação em janeiro. Em outras palavras, é possível dizer que o antigo sistema operacional está instalado em três a cada dez computadores no mundo. A notícia pode ser um balde de água fria nos planos da Microsoft, que tenta fazer, a todo custo, que os usuários se atualizem.

O crescimento do Windows XP no período chama a atenção também por conta da proximidade do fim suporte para a plataforma, a partir do dia 8 de abril. Isso significa que a Microsoft não vai mais fornecer assistência técnica a essa versão do sistema operacional e nem mesmo disponibilizar atualizações de segurança, deixando os usuários mais vulneráveis a ataque de vírus e hackers.

Windows 7 continua imbatível

Os dados da Net Applications mostraram ainda que a versão mais recente do sistema da Microsoft, o Windows 8.1, alcançou a marca de 3,95% dos usuários, superando o Windows Vista, que caiu para 3,6%. Somada à versão 8, que tem atualização gratuita, o Windows 8.1 é o terceiro sistema mais utilizado do mundo, com 10,58%, ou um computador a cada dez.

gráfico-net-applications (Foto: gráfico-net-applications)Windows 7 continua na liderança, acompanhado pelas versões XP e 8, respectivamente (Foto: Reprodução/Net Applications)

 

 

 

O Windows 7 continua na liderança do ranking, presente em quase metade dos computadores, com 47,49%. Recentemente, a HP voltou a vender novos computadores com essa versão do sistema operacional nos Estados Unidos, alegando forte demanda popular e admitindo, de certa forma, o baixo interesse pelo Windows 8.

 

fonte:techtudo


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!