WWF Brasil usa drones para monitorar botos na Amazônia

07/02/2017 14:14
Projeto feito em parceria com o Instituto Mamirauá e a Conservation Drones rendeu a websérie Expedição Ecodrones – Botos da Amazônia.
 

A WWF Brasil lançou recentemente a websérie Expedição Ecodrones – Botos da Amazônia, que mostra como a organização, juntamente com outras instituições, usaram drones para monitorar os botos na Amazônia.

No total, a websérie produzida em parceria com o Instituto Mamirauá e a Conservation Drones possui cinco vídeos de curta duração (dos quais quatro já foram publicados online - veja abaixo).

Realizada no final de 2016, a expedição que gerou os vídeos em questão faz parte do projeto Ecodrones Brasil e percorreu um total de 400km pelo Rio Juruá em oito dias, com um total de 791 botos avistados, das espécies cor-de-rosa (Inia geoffrensis) e tucuxi (Sotalia fluviatilis). Foram usados dois drones Phantom durante o projeto.

A proposta do uso dos drones consiste em testar um método que permita comparar as informações dos vídeos com os dados registrados pelos pesquisadores para então alcançar um modelo de utilização de drones para a contagem de botos, conforme explica a pesquisadora do Instituto Mamirauá, Miriam Marmontel.

 

Fonte:IDGNOW